sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LAUDA XVII

Da Filosofia da Ciência



Nesta obra, K Poper debate sobre a significância e interesse dos problemas alicerçada na simplicidade de lhe dar com a problemática. E observa a relação entre a teoria cientifica e a especulação filosófica, estabelecendo um cárater e qualidade ao problema frente à audácia e originalidade da busca pela solução. O método é entendido como o meio crítico para solucionar os problemas, vendo na crítica uma tentativa de refutação.

"O método da ciência consiste em tentativas experimentais para resolver nossos problemas por conjecturas que são controladas por severa crítica. É um desenvolvimento crítico consciente do método "ensaio e erro." (POPER, 2004, p.16)

De certa forma, ergue-se ao campo de discussão o universo de tensão entre a noção de "saber e não saber" onde os problemas e soluções experimentais através do conhecimento revelam uma dialética entre os procedimentos de ensaio e erro. Nesse contexto da metodologia em Ciências Sociais, reconhecemos assim a objetividade do método crítico quando apontamos que "nenhuma teoria está isenta do ataque da crítica; e, mais ainda, que o instrumento principal da crítica lógica - a contradição lógica é o objetivo." (POPER, 2004, p.16)


POPER, Karl Raymund. Lógica das Ciências Sociais.RJ. 3º Ed.Tempo Brasileiro, 2004



Nenhum comentário:

Postar um comentário