quinta-feira, 20 de março de 2014

Zauber Zeit Entwurf


Or the science  of reborn.

Hoje, 20 de março, eu e mais alguns intelectuais brasileiros como : 

Luis Flávio Reis Godinho, Luiz Paulo Oliveira, Salete Nery, Wilson Rogério, Valdir Alves, Cesar Damásio, Ezequias Amorim  Oliveira, Maurício F. Silva, Jurema Machado, Sílvio Benevides, Antonio Eduardo, Graça Druck, Selma Silva, Jair Silva, Antônio da Silva Câmara, Adriano Pereira Santos, Giuliana Franco Leal,  Cristiano Ramalho, Paulo Sérgio da Costa Neves, Claudete Gomes, Danilo Martuscelli, Geraldo Augusto, Angêla Maria Araujo, Maíra Abreu, Tete Magalhães e o Centro Acadêmico Ciências Sociais da UNIFAL

recebemos em nossas caixas de entrada um importante email encaminhado pelo Cientista Social marxista Bruno Durães.

Este Blog, havia se encerrado por motivos que não quero agora comentar. Não são o mais importante neste momento. Agora, o que importa é atentarmos para a atual situação institucional da sociologia no ensino médio. Segundo o email, há um deputado federal (Ilzaci Lucas Ferreira PSDB/SP) tentando retirar a sociologia e a filosofia do currículo escolar. Atenção, muita atenção. Esse movimento assemelha-se ao movimento da ditadura. Estamos de olho e ficaremos atentos para preservar nossos direitos e nossos saberes. Nesse sentido, encaminham-se  para ser assinada uma petição e os links onde se pode ler mais sobre o assunto.


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Ao Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves: Nós somos contra o Projeto de Lei nº 6.003, 2013

"O Projeto de Lei nº 6.003, 2013 do Deputado Federal Izalci (PSDB) visa a alteração dos arts. 9º, 35 e 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). O artigo 36 diz respeito à obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia nos currículos escolares. E o Deputado Izalci deseja eliminar essa obrigatoriedade, ele pretende criar uma única disciplina, a fim de suprir o exercício de cidadania.

O problema disso, além de tratar como uma única disciplina, duas áreas do conhecimento que são completamente distintas, é a perda nos currículos escolares, uma vez que não sendo obrigatórias, diversas escolas podem optar por não disponibilizarem o conteúdo. E ainda que esteja disponível nas escolas, direcionar a Filosofia e Sociologia para o exercício da cidadania é despotencializar o que essas disciplinas tem a oferecer, qual seja, os conhecimentos reflexivo e crítico.

Não podemos permitir que nos tirem o aprendizado que extrapola a formalidade das demais disciplinas. É preciso que os jovens tenham a oportunidade de aprenderem a pensar por si mesmos, entretanto, com embasamento teórico e prático para fazê-lo e, ao eliminar a obrigatoriedade da Filosofia e Sociologia da grade curricular, estamos correndo o risco de deixar que formem no ensino médio jovens alienados e sem teor crítico. "

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