Or the science of reborn.
Hoje,
20 de março, eu e mais alguns intelectuais brasileiros como :
Luis Flávio Reis Godinho, Luiz Paulo Oliveira,
Salete Nery, Wilson Rogério, Valdir Alves, Cesar Damásio, Ezequias Amorim Oliveira, Maurício F. Silva, Jurema
Machado, Sílvio Benevides, Antonio Eduardo, Graça
Druck, Selma Silva, Jair Silva, Antônio da Silva
Câmara, Adriano Pereira Santos, Giuliana Franco
Leal, Cristiano Ramalho, Paulo Sérgio da Costa
Neves, Claudete Gomes, Danilo Martuscelli, Geraldo
Augusto, Angêla Maria Araujo, Maíra Abreu, Tete
Magalhães e o Centro Acadêmico Ciências Sociais da UNIFAL
recebemos
em nossas caixas de entrada um importante email encaminhado pelo
Cientista Social marxista Bruno Durães.
Este
Blog, havia se encerrado por motivos que não quero agora comentar. Não são o
mais importante neste momento. Agora, o que importa é atentarmos para a
atual situação institucional da sociologia no ensino médio. Segundo o
email, há um deputado federal (Ilzaci Lucas Ferreira PSDB/SP) tentando retirar
a sociologia e a filosofia do currículo escolar. Atenção, muita atenção.
Esse movimento assemelha-se ao movimento da ditadura. Estamos de olho e
ficaremos atentos para preservar nossos direitos e nossos saberes. Nesse
sentido, encaminham-se para ser assinada uma petição e os links onde
se pode ler mais sobre o assunto.
===
§
Ao
Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves: Nós somos contra o
Projeto de Lei nº 6.003, 2013
"O
Projeto de Lei nº 6.003, 2013 do Deputado Federal Izalci (PSDB) visa a
alteração dos arts. 9º, 35 e 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de
diretrizes e bases da educação nacional (LDB). O artigo 36 diz respeito à
obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia nos currículos
escolares. E o Deputado Izalci deseja eliminar essa obrigatoriedade, ele
pretende criar uma única disciplina, a fim de suprir o exercício de cidadania.
O problema
disso, além de tratar como uma única disciplina, duas áreas do conhecimento que
são completamente distintas, é a perda nos currículos escolares, uma vez que
não sendo obrigatórias, diversas escolas podem optar por não disponibilizarem o
conteúdo. E ainda que esteja disponível nas escolas, direcionar a Filosofia e
Sociologia para o exercício da cidadania é despotencializar o que essas
disciplinas tem a oferecer, qual seja, os conhecimentos reflexivo e crítico.
Não podemos permitir que nos tirem o aprendizado que extrapola a formalidade das demais disciplinas. É preciso que os jovens tenham a oportunidade de aprenderem a pensar por si mesmos, entretanto, com embasamento teórico e prático para fazê-lo e, ao eliminar a obrigatoriedade da Filosofia e Sociologia da grade curricular, estamos correndo o risco de deixar que formem no ensino médio jovens alienados e sem teor crítico. "
Não podemos permitir que nos tirem o aprendizado que extrapola a formalidade das demais disciplinas. É preciso que os jovens tenham a oportunidade de aprenderem a pensar por si mesmos, entretanto, com embasamento teórico e prático para fazê-lo e, ao eliminar a obrigatoriedade da Filosofia e Sociologia da grade curricular, estamos correndo o risco de deixar que formem no ensino médio jovens alienados e sem teor crítico. "
§
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